sábado, 22 de dezembro de 2012

O Politicamente correto!



  Essa expressão comumente é pronunciada em diversos seguimentos sociais. Também é alvo de inúmeras discussões e debates na televisão, no rádio, na imprensa escrita e em outros meios também.

  Mas o que de fato é esta expressão " politicamente correto "? Até onde entendo e interpreto, esta expressão está intimamente ligado a ética e a moral, ou seja, está envolvida com o que deve ser dito ou
feito em determinada situação, momento, meio, ou em presença de alguém.

  O nosso blog é voltado para a área cristã, então não poderia me deter em outro meio e assunto se não a vida cristã.
  Nós vemos muito o politicamente correto, nos cultos, reuniões, nas liturgias do seguimento evangélico, nos meios diversos que incluem a sociedade evangélica. Mas a pergunta que quero levantar é:
Será que este politicamente correto que vivemos, é correto mesmo? Ou será que estamos vivendo um politicamente correto, incorreto?
  O que me parece é que as vezes esse politicamente correto está ligado a um legalismo barato e hipócrita, pois se você sair um pouco dos métodos tradicionais, parece que você é tachado como alguém que está fora da direção de Deus.
  Veja o que Jesus disse aos Fariseus (Grupo religioso da época de Jesus) :

E ajuntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém.
E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.
Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;
E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.
Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;
Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. 
Marcos 7:1-7

  Veja bem Jesus disse que o que eles faziam era algo inventado, uma tradição, uma cultura, um costume. Não era uma doutrina. No meio evangélico ainda existe um preconceito enorme com liturgias diferentes. Não estou falando de modismos e nem de heresias e sim de questões culturais. A cultura evolui, a cultura se modifica, se transforma, a doutrina bíblica jamais.

  Isso era um legalismo, igual o que vemos em nossos dias. Precisamos fugir imediatamente disto, e deixar Cristo através da sua MULTIFORME (ou seja: muitas formas, formas diferentes) agir em nosso meio, e alcançar seguimentos diversos. Esse pensamento religioso tem a tendência de nos matar, de nos esfriar, pois, a religião em si é morta, mas Cristo nos traz vida.

Então meu amigo não deixe o politicamente correto matar você, mas deixe o biblicamente correto te trazer vida.

Em Cristo,
Maurício Kieffer


2 comentários:

  1. Parabéns Mauricio! A grande questão é essa! Homens que se abraçam em cima de púlpitos e se esfaqueiam fora dele. O desejo pelo posto mais alto, pelo elogio, pela melhor liturgia, é como diz um pastor amigo meu, se Jesus viesse a terra não frenquentaria nenhuma das igrejas de hoje. Continue, não te cale!

    Abraço!

    ResponderExcluir