terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Missões: Os campos moram ao lado!

  Nunca se falou tanto em missões como nesses últimos anos, pelo menos em eventos missionários. Congressos de missões, campanhas de missões, conferencias missionárias, missões pra lá e missões pra cá.
Quando começo a escrever esse texto, escrevo com uma certa decepção, pois amo missões, e me dói ver essa concepção errada de missões, que tantas igrejas vem utilizando por aí. Até por que a maioria desses eventos missionários, dificilmente chamam um missionário para participar e também dificilmente se fala sobre missões de verdade.
  Mas o que de fato é missão?
  Bom, pelo que consigo compreender através da bíblia, que missão, como o próprio nome já diz é uma obra dada a alguém, por Deus, para desempenhar uma tarefa em um determinado lugar. A teologia moderna conceitua missões de duas maneiras; Missão transcultural (além da própria cultura, um outro país, por exemplo) e missão urbana (na própria cidade).
  A visão errada que quero criticar nesse post, é a visão de autovalorização de outros países. Entendo que Deus levanta obreiros com uma chamada missionária, para ir a lugares distantes, e também entendo que temos que ter esse comportamento diante das necessidades de outros países que não tem as mesmas oportunidades que existem no Brasil. Agora o que não dá pra entender é o porquê que igrejas que não tem nenhum desgaste em evangelização local, igrejas que não empenham nenhum investimento em ganhar almas na própria cidade, por que insistem em enviar missionários? Será que é pra não ficar pra trás? Ou pra ganhar status diante de outras igrejas? Será que uma alma africana vale mais do que uma alma brasileira?
  Leia o que Jesus instruiu aos discípulos antes de subir aos céus:


Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. 
Atos 1:8

   Veja que Jesus disse que seriam testemunhas suas TANTO em Jerusalém (Cidade), Judéia (Estado), Samaria( uma outra cidade, porém fora do Estado da Judéia, ou seja em um outro estado, a nível nacional), e aos confins da terra (além do próprio país). Quando Jesus disse TANTO EM, ele estava dizendo que não era algo gradativo ou progressivo, como se fosse primeiro em um lugar pra depois no outro, o que Ele estava dizendo é que a necessidade existe em todos os lugares, Ele estava dizendo, que você não precisa ir muito longe para ser um missionário, pode ser que o teu campo missionário more ao lado da tua casa, ou até mesmo dentro de sua casa. 
   O Brasil precisa urgentemente de missionários, homens com compromisso com Deus e com a sua Palavra, enquanto igrejas se preocupam com missões transculturais, muitas delas tem esquecido que pessoas que moram ao lado estão morrendo sem salvação. Seja você um missionário local e tenha a alegria de ver almas da sua própria nação também indo para o céu. Por que a alma do brasileiro, não vale menos do que uma alma oriental ou africana. Para Deus todas as almas carecem de salvação.


4 comentários:

  1. Muito bom,que Deus continue te usando abençoadamente!

    ResponderExcluir
  2. Se o crente na sua casa, ou no seu prédio, na sua rua, não for um missionário então alguma coisa está mal, uma criança pode ser um missionário, muitas vezes confunde-se a palavra missionário, e julga-se que para o ser é preciso tirar um curso. Hoje há muitas visões para povos que estão longe e esquece-se os vizinhos, não estou a dizer que os de longe não precisam de ouvir, mas é como diz.
    gostei.
    Abraço.
    António.

    ResponderExcluir
  3. Concordo,milhares de vida no Brasil morrendo e a igreja mandando o povo pra fora sem preparação financeira ,vi numa igreja um jovem que foi para o norte pregar com o apoio da igreja e acabou abandonado esquecido lá
    http://www.simonebastos2007.com/2013/02/orem-pela-mara-elyemarie.html

    ResponderExcluir
  4. concordo em genero e espécie!!!! meu esposo é bispo e missionário em solo brasileiro. poucas pessoas sabem das condições humanas do povo do extremo norte do brasil...do sertão...dos ribeirinhos...
    no ano de 2011 eu pude viajar junto com ele e fiquei impactada quando chegeuei em um vilarejo da ilha de chaves,PA. e me deparei com uma verdade: na época o vilarejo tinha 350 habitantes em média, e umas duas pessoas convertidas a cristo, e a unica igreja local fechada a dez anos...
    hoje graças a Deus, são mais de cem evangélicos( mediante a um trabalho muito dificíl).então acho que os missionários que almejam o campo, deviam olhar para os lados...

    ResponderExcluir