segunda-feira, 21 de maio de 2012

A verdade sobre os dízimos de Malaquias!





Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Ml 3.10

Acredito que estou mexendo em um vespeiro, não pelo assunto em si do que escrevo, mas sim pelos interesses acerca deste assunto, mas já que tocamos no assunto, vamos lá!


O texto que escrevi a cima só o utilizei de base, pois, é o mesmo que a maioria das igrejas utilizam para estimular o povo a contribuir com o dízimo, porém em quase todas as vezes em que o ouvi ele é colocado em um contexto errado.
Quem nunca ouviu aquela frasezinha, quem não dá o dízimo é ladrão, rouba à Deus. Ou então aquela outra: Se não der o dízimo o devorador vai entrar na tua casa. Isso tudo baseado no texto de Malaquias. Mas o que a bíblia diz a respeito disto.
Vamos esmiuçar o livro de Malaquias...
O texto de Malaquias é totalmente voltado para os sacerdotes poucas passagens são direcionadas ao povo em geral, vamos ver o que o capítulo 1 de Malaquias diz;
Acompanhe junto o raciocínio com a sua bíblia.

Cap 1 Versículo 1-6 Voltado para a nação inteira de Israel.

Cap 1 Versículo 7-14. Para os sacerdotes.

O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo, onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, "ó sacerdotes" v7


Cap 2 Versículo 1-09. Para os sacerdotes.
Agora, "ó sacerdotes", este mandamento é para vós. v1


Cap 2 Versículo 10-16 Para o povo.

Cap 2 versículo 17 Para o povo

Cap 3 versículo 01-18 Para os sacerdotes.

No versículo 5 fala daquele que defrauda o órfão a viúva e o necessitado, quem tinha o poder de dar ajuda as viúvas, aos órfãos e os necessitados eram os administradores dos dízimos ou seja: Os sacerdotes.

No versículo 8, Deus pergunta no texto roubará o homem à Deus? E a resposta do próprio Deus... Em que te roubamos Senhor? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Como o próprio nome já diz oferta é algo que é ofertado, é voluntário, espontâneo. Mas aqui Deus está dizendo que está sendo roubado em algo que é voluntário, estranho isto não acham? Na verdade quem roubava eram os sacerdotes que pegavam a oferta alçada e o dízimo do povo e utilizavam em propósitos errados, ao seu bel prazer! Isso não parece um pouco familiar para vocês irmãos? rsrsrs (risadinha irônica).

Os sacerdotes que eram os roubadores, não quem não dava o dízimo.

Não sou contra o dízimo, mas sim contra o mal uso dele! Espero que os amigos deem uma boa refletida neste assunto. Em breve estarei escrevendo algo novo sobre outras passagens bíblicas mal utilizadas acerca do dízimo.

O fruto da luz consiste em toda verdade Justiça e bondade!

A luz para brilhar precisa de transparência!

Na paz de Cristo!

Maurício Kieffer



4 comentários:

  1. Concordo em gênero,número e grau.A mensagem do calvário é esquecida e passam a dar lugar ao estelionatário gospel e ainda assim fora de contexto bíblico.Dízimo dá quem quer e se acha confortável,para quem não dá o dízimo Deus irá lhe abençoar de tal forma.

    ResponderExcluir
  2. Não estou sendo apologista a não darem o dízimo, longe de mim isto, o que quero dizer é que o contexto que utilizam não tem nada a ver com que querem dizer. O dízimo é uma prática linda, mas como você mesmo disse é voluntário, uma adoração à Deus, e cá entre nós, ninguém adora obrigado.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM, SABIA REVELAÇÃO DADA PELO PRÓPRIO TEXTO, E REVELADA A VOCÊ CREIO QUE PELO ESPIRITO

    ResponderExcluir
  4. Querido irmão ,ótima colocação de sua parte eu também creio nesta sua revelação divina Dízimo e o Ofertas tem que sair do coração do Homem até o Deus vivo .. pena que nós não confrontamos direto estes tipos de Pr. que vivem ...nesta modalidade bíblica..ser fiel a Deus é quem da o DÍZIMO ..E POR AI VAI..MAS FICO FELIZ QUE NÃO ESTOU SOZINHO NA GUERRA...

    ResponderExcluir